quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

INDEX

PORTUGIESISCHER TEXT:

1. ARTRITE REUMATÓIDE - http://textemedizindeutschzuubenundnichtnur.blogspot.com/2009/01/ndex.html

DEUTSCHER TEXT

1. RHEUMATOIDE ARTHRITIS - http://textemedizindeutschzuubenundnichtnur.blogspot.com/2008/11/1-2-3.html

ARTRITE REUMATÓIDE

1.http://www.netdoktor.de/Krankheiten/Rheuma/Therapie/Rheuma-Schmerzbewaeltigung-5359.html

Reumatismo: Saber lidar com as dores

Dr.ª. Katharina Larisch

Tornar-se activo


A palavra Reuma deriva do grego e significa "deslizante”
As dores nas articulações – o problema fundamental de muitos pacientes.
Os medicamentos constituem a terapia base na artrite reumatóide, podendo concomitantemente aliviar a dor. Na maior parte dos casos provocam efeitos secundários. O seu efeito activo é discutível; em alguns casos, no entanto, alguns são capazes de, por si só, aliviar a dor.

Desporto e movimento

Em muitos doentes as dores nas articulações – o problema fundamental de muitos pacientes: as dores são de tal modo acutilantes, que praticamente não os deixa sair da cama. Ossos, articulações e músculos ficam à mercê da doença que os invade. A ideia que, aqui, o movimento pode ajudar, parece completamente absurdo. Muito sossegados no leito é como se sentem melhor. Mas, por via de regra, o exercício pode ajudar, criando-lhe inércia para andar e ingressar no dia-a-dia.



Teufelskralle - Kapseln - garra do diabo - cápsulas. Helfen bei Rheuma u. Gelenkprobl. Herstellung, Beratung & Onlineshop!
Ajudam noreumatismo e probemas das ariculaçõesellung, Beratung & Onlineshop!
www.kraeuterhaus.de


Elektro Therapie - electrterapia
Bestellen Sie im SVG-Webshop: Reizstrom- und Stosswellentherapie – electroterapia e terapia por ondas de choque
www.svggermany.de

Warum Ihr Bauch Fett ist – porque é que tem barriga?
Vermeiden Sie diese 5 Fehler & Sie werden Ihr Bauchfett verlieren. – evite estas 5 vícios para perder a barriga.
www.flacherbauch.com

A terapia do movimento fortalece os músculos, dá elasticidade aos ligamentos e aumenta a motilidade geral das articulações. Com o tempo, as dores diminuem. Concomitantemente à terapia visada é também importante exercício continuado: andar de bicicleta, jogging aquático, ou marcha. Se seguir estes conselhos, que lhe dão prazer, sentir-se-á muito melhor. Desporto de longa duração faz diminuir as dores no seu conjunto, aumenta a sensação de bem-estar, bem como a alegria de viver.
A artrite reumatóide manifesta-se como aos empurrões. As dores são, muitas vezes, muito intensas, desaparecendo a seguir quase por completo. Deve seguir sempre o programa desportivo, e não só quando não tem dores. Participe em exercícios orientados por fisioterapeutas, com grupos de doentes. Grupos desportivos, parques de apoio à saúde ou grupos autónomos proporciona-lhe, para além disso, exercícios que o ajudam a resolver a necessidade do benefício do alívio das suas dores.

Terapia mental da dor

As doenças não afectam apenas o corpo mas também o psíquico, dizendo principalmente respeito às doenças crónicas dolorosas para as quais ainda não há cura.
As dores afectam o pensamento e as sensações, a capacidade de concentração e a capacidade de trabalho. Com o andar do tempo, todo o pensamento e acção vão passar a andar á volta do tema dor.
Não obstante, a maioria dos doentes é quase exclusivamente do corpo que se ocupa. Os médicos não oferecem automaticamente qualquer espécie de apoio psicológico e, no que respeita aos doentes, não são poucos os que mantém reserva perante os métodos psicológicos.
Consultar um terapeuta significa aprender a lidar melhor com as dores e mudanças imprevistas de situação. Ninguém pode por isso ser apelidado de “maluco”.
A terapia psicológica da dor, combina, na maior parte dos casos, a conversa com técnicas de relaxamento.
O diálogo ajuda a trazer ao consciente aqueles factores que poderão ajudar a solucionar a doença.
Uma consulta ajudá-los-á, bem como ao seu círculo, a aprender a lidar melhor com as novas situações da doença e limitações daí concernentes.
Em estreita ligação com uma efectiva terapia medicamentosa consegue-se controlar melhor a doença. Exercícios regulares de descontracção poderão influenciar a doença; contribuem para isso a progressiva relaxação muscular segundo Jacobson e o treino autogéneo. Através do progressivo relaxamento muscular, todos os músculos do corpo, sistematicamente, tendem e distendem num círculo vicioso, conduzindo este sem fim a uma agradável descontracção, quietude e relaxe.
O treino autogéneo é o método da auto influência. Assim, provoca-se um relaxamento muscular em todo o corpo, acalmando-o, desafogando-o e aliviando-o.

A seguir – Terapia do reumatismo – começar depressa.

2. http://www.netdoktor.de/Krankheiten/Rheuma/Therapie/Rheumatherapie-Schnell-anfange-5732.html

Terapia do reumatismo – Começar rapidamente!

Dr. Johannes Pichler

Nada de adiamentos (Não se meter na concha)!


Começar a terapia do reumatismo o mais rápido possível e com o máximo de conhecimento de causa.
A princípio dores enigmáticas, depois o diagnóstico artrite reumatóide (AR); hoje em dia ainda a recomendação médico para atacar a doença com medicamentos poderosos o que conduz muitos doentes a retraírem-se e a adiar. Mas como mostram algumas pesquisas, esta reacção é incorrecta, na medida em que uma terapia rápida e agressiva pode influenciar positiva e completamente na fase mais inicial de uma AR, com medicamentos, o progresso da doença.
Cedo e em força
Encontra-se a doença ainda debutante, a começar a incomodar nas articulações e não responde aos esforços de cura, é então a altura do diagnóstico do especialista. É de recomendar uma terapia o mais cedo possível – o mais tardar três meses após os primeiros sintomas – e a tomada de medicamentos que possam influenciar a doença (medicamentos modificadores da artrite reumatóide, DMARD). É fortemente aconselhável incluir nesta recomendação mesmo aqueles pacientes com nítidas melhoras.


Garra-do-diabo - cápsulas
Ajudam no reumatismo e problemas articulares. Fabrico, consulta & Onlineshop!
www.kraeuterhaus.de

Emagrecer comendo ?
Perca 5kg por semana através de uma alimentação saudável sem dieta !
www.essen-um-abzunehmen.com

1 Truque contra barriga grande
Tente o método único para perder barriga.
www.flacherbauch.com

Aliviar as dores das articulações

Aos recomendados DMARD pertencem os tradicionais imunosupressores (como a Ciclosporina), quimoterapêutica (Metotrexato), bem como os novos Biologicos. Estes últimos actuam ainda mais directamente nas dores articulares, sendo no entanto muito mais caros do que aos DMARD convencionais. Os doentes de reumatismo reagem individualmente muito diversamente aos DMARD: Alguns dão-se melhor com os biológicos, outros de preferência com uma combinação dos modernos DMARD.
Kombi-Pack mais actuante
Devemos salientar que um único medicamento só por si dominar a doença, mas combinado com vários DMARD, poderá, no máximo de de três meses tornar-se activo. Por conseguinte, as substâncias só passados alguns meses adquirem a sua completa capacidade de actuação sendo sempre a acção do Kombi-Packs que acelera a sua actuação. Depois, só com a rápida actuação da terapia poderá determinar a optimização do resultado bem como a salvaguarda da capacidade funcional das articulações ameaçadas
Os reumatologistas tentam, através de variadíssimos métodos, determinar quais os doentes que se encontra em risco de estarem sob os efeitos de uma doença agressiva. A estes pacientes especialmente ameaçados pertencem jovens enfermos com elevada inflamação no sangue e com mais de 20 articulações inchadas. É –lhes frequentemente administrada uma medicação combinada,
Está demonstrada uma potenciação da combinação da ciclosporina com o metotrexato (MTX), sulfalazina e metotrexato bem como da combinação tripartida de metotrexato, hidroxicloroquina e sulfalazina. Se se verificar que, desta maneira a doença é satisfatoriamente aliviada, pode pensar-se em eliminar um medicamento da combinação. Apenas passo a passo poderá o médico reduzir a medicação até encontrar uma dose de manutenção a longo termo.
Modo de actuação durante a vida inteira
Não é em vão que se chama também aos DMARD terapêutica de base. Portanto, remissão significa apenas que a doença se tornou inactiva mas não curada. Assim, devem estes medicamentos ser tomados durante a vida inteira, sendo sempre necessário continuar a consultar o reumatologista afim de testar qualquer descontrole da doença.
No caso de surgirem recidivas da inflamação, deve-se, sempre que necessário, aumentar a dose administrada ou substituir por outro preparado. São, principalmente nos primeiros anos, mais frequentes as inflamações.
O diagnóstico difícil
Os médicos que não são especialistas têm frequentemente pouca experiência de diagnóstico e de terapia da artrite reumatóide.
Por outro lado, são frequentemente as primeiras queixas de dores ou inchaço das articulações ou febre ligeira, cansaço ou mesmo suores desusados durante a noite, pouco significativos. Muitos doentes de reumáticos reportam dizem que imaginaram em primeira mão uma lesão no desporto ou doença virosa. Só foram ao médico quando as não desapareciam por e se desenvolveram depois.
Infelizmente, a realidade na Alemanha, enquanto os especialistas nos centros de reumatismo clamam por uma célere terapia adequada com DMARD, os reumatologistas, só passados alguns meses depois das primeiras queixas ajustam a diagnose correcta. E apenas com o diagnóstico correcto se pode deter o processo degenerativo.
Existe uma grande necessidade de esforço conducente a implementar, de facto, directivas capazes.
A seguir: Artrite reumatóide – processos de cura alternativos.
Fontes
Directivas para lidar com a artrite reumatóide. (Actualização de 2002, Directivas para lidar com a artrite reumatóide. (Actualização de 2002, Artrite e Reumatologia 2002, Nr. 46, Página 346)
Mottonen T., Hannonen P. e outros: Comparção da combinaç de medicamentos simples na artrite reumatóide no seu começo: a randomised trial. FIN-RACo trial grup (Lancet 1999, Nr. 353, Seiten 1568-1573)
F. C. Breedveld, J. R. Kalden: Appropriate and effective management of rheumatoid arthritis (Annuals of Rheumatic Diseases 2004, Nr 63, Seiten: 627-633)
Directivas da sociedade alma para reumatologia.
Korpela M., Laasonen L. e outros: Retardamento dos danos das articulações em pacientes com artrite reumatóide precoce por tratamento agressivo com mediamentos anti-reumático, : cinco anos de experiência do estudo FIN-RAC modificadores da doença (artrite reumatóide 200)

3. http://www.netdoktor.de/Krankheiten/Rheuma/Therapie/Rheumatoide-Arthritis-Alternat-5358.html

Artrite Reumatóide – Métodos de Cura Alternativos
Drª. Katharina Larisch


De vento em popa

A medicina complementar, há anos que experimenta um verdadeiro boom. Existe um sem número de ofertas que vão ao encontro de um desejo de uma bem tolerada terapia e da procura de uma alternativa à medicina tradicional. Existem todavia uma imensidade de inconvenientes no que respeita ao exercício medicina natural: Umas são básica e rigorosamente declinadas, enquanto que as outras são acolhidas quase dogmaticamente. Estas posições extremistas são, basicamente injustas, já que existe unilateralidade. Como diz o ditado “no meio é que está a virtude”, já que a prática da medicina natural é, em muitos casos, um bom complemento da terapia médica tradicional. – inclusive nas pessoas com artrite reumatóide. Ajudam muitos doentes a lidar melhor com a doença e a usufruir de uma melhor qualidade de vida.
Tratamentos alternativos, não devem todavia ser vistos como independentes das restantes terapias. Renunciem os pacientes à terapia de base, e arriscar-se-ão a graves moléstias das articulações e tecidos. Métodos de cura alternativos não são, assim, “nenhuma„ alternativa aos conceitos tradicionais, mas, isso sim, tratamentos suplementares.

Hidroterapia

Termalismo, à letra, intrinsecamente ou extrinsecamente, existe há milénios, quer seja a quente ou a frio, a vapor, por meio de gelo ou fluente.
Já na antiga Grécia se acreditava que a água possuía propriedades curativas.
Vinzenz Prießnitz e Sebastian Kneipp tornam a Hidroterapia medicina popular.
Nas doenças reumáticas, as dores podem ser aliviadas e a mobilidade das articulações melhorada, através de águas sulfurosas e águas ricas em rádon. A par dos banhos, compressas e cataplasma, que se aplicam localmente nas articulações doloridas, são incluídos na hidroterapia. Especialmente recomendáveis são compressas de coalhada de queijo, de carvão e tisana de ervas suecas.

Fitoterapia

A fototerapia é um dos mais antigos ensinamentos da medicina. Há bem mais de 3000 anos, já se tratavam doenças com o auxílio de plantas medicinais. Penetraram em todas as culturas e permanecera até ao início do nosso século os principais meios de cura. Estudos extensos conduziram a conhecimentos positivos de muitas plantas e substâncias activas de molde a incrementar a ciência destas e sua acção bioquímica. Cinco plantas são, actualmente consideradas de grande importância no tratamento da artrite reumatóide.

Urtiga

O suco extraído das folhas da urtiga funciona como anti-inflamatório e analgésico. Tal como certos medicamentos, actuam sobre os neurotransmissores que combatem a inflamação. Em parte, permitem poupar estes medicamentos.

Casca de salgueiro

Já na antiguidade a casca de salgueiro foi usada para tratamento da dor e da febre. No século XIX, o químico Hoffmann fabricou ácido acetilsalicílico a partir da casca do salgueiro, um remédio para a dor e para a febre que ainda hoje se usa por todo o mundo.
Os extractos da casca do salgueiro actuam como analgésicos e têm muito poucos efeitos secundários, pelo que se poupa noutros medicamentos.

Garra do diabo

Planta do deserto que é originária da África do sul que contém muitos constituintes amargos, razão pela qual a maior parte deles se encontram estandardizados sob a forma de chá.
Extractos de garra do diabo actuam como anti-inflamatórios e analgésicos. Em estudos clínicos, nota-se uma melhoria articular dos pacientes e diminuição das dores.

Vidoeiro

Utilizado tradicionalmente nas dores reumatismais, é recomendado, por exemplo, no padecimento reumatismal, em sacos contendo folhas de vidoeiro, para dormir.
No entanto não existem pesquisas científicas acerca da sua acção.

Incenso

O extracto de incenso é frequentemente recomendado no tratamento das doenças reumatismais. Os seus extractos contêm determinadas enzimas importantes no processo inflamatório. O movimento científico é, até ao dia de hoje, controverso. Em ensaios clínicos com um número reduzido de pacientes, tem o incenso um efeito benéfico. A Alemanha, em contraste com a Suíça, não dispõe de qualquer preparado médico autorizado para doença reumática.

Acupunctura

Na acupunctura, agulhas muito finas são espetadas no corpo, curam a doença, aliviam as dores ou aumentam o bem-estar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou um quadro com cerca de 100 tipos de dores que são tratadas com acupunctura que presta bons serviços, mormente na terapia da dor. Durante uma crise, a acupunctura deve apenas ser ministrada com cuidado, porquanto poderá agravar a artrite reumatóide.

Homeopatia

A homeopatia foi fundada no final do século XVIII por Samuel Hahnemann. Não deve ser confundida com a Fitoterapia. Já que, principal diferença, o extracto de plantas homeopáticas é de tal modo diluído, que da primitiva substância, praticamente nada resta.
Em segundo lugar, os medicamentos serão ordenados segundo um princípio diferente.
Daí resulta que os sintomas nos doentes, não se revelam como expressão da doença, mas como tentativas de cura do corpo. Um medicamento homeopático não vai suprimir a doença mas revigorá-la um pouco. A homeopatia é uma excelente medida de apoio, mas nunca poderá substituir a terapia de base.

Outros métodos

A par desta terapia comprovada há ainda uma grande quantidade de métodos como por exemplo a terapia com a nossa própria urina (auto urina) ou com o nosso próprio sangue (auto sangue), de que não se encontrou até hoje nenhuma prova significativa. Muitos procedimentos não contêm mesmo qualquer espécie de risco para a saúde. Pondere pois cuidadosamente custos e proficiência antes da utilização. Recomenda-se uma segunda opinião de um terapeuta, médico ou orientação nos centros de saúde de aconselhamento.
A seguir: Artrite Reumatóide – Terapia de Base

4. http://www.netdoktor.de/Krankheiten/Rheuma/Therapie/Rheumatoide-Arthritis-Basisthe-5366.html

Artrite Reumatóide – Terapia de Base - Drª. Nina Buschek

1. Substância activa - Metotrexato; Peculiaridades: Isenção absoluta de álcool; O Metotrexato tem de ser interrompido vários meses perante uma gravidez;
Efeitos secundários : Perturbações na produção de sangue, Náuseas, vómitos, incremento de sociabilidade.

2. Substância activa - Azatioprina;
Efeitos secundários:
Coibição na formação de glóbulos brancos, dores de estômago, queda de cabelo

3. Substância activa - Ciclosporina;
Peculiaridades :Pode tomar-se na gravidez;
Efeitos Secundários: Perturbações da função renal, incremento no crescimento do cabelo, crescimento da gengivas, elevação da tensão arterial.

4. Substância activa - Leflunomida;
Peculiaridades : Maior lentidão em presença dos efeitos secundários e devido a alterações no concernente a outros medicamentos de efeito prolongado, o medicamento tem de ser suprimido; a leflunomida tem de ser suprimida vários meses na gravidez - Efeitos secundários: Elevação da tensão arterial, perturbações no estômago, perda de peso, obstrução na formação dos glóbulos brancos, queda de cabelo, tendovaginite;

5. Substância activa - Drogas anti-malária: cloroquina e hidroxicloroquina;
Peculiaridades: necessidade de consultas regulares de oftalmologia;
Efeitos secundários: Dores de estômago, perturbações da visão, Deterioração da retina (pouco frequente)

6. Substância activa - Aglutinações com ouro: Auranofina e Aurotiomalato de sódio;
Peculiaridades : tolerância difícil, sol a evitar Efeitos secundários : impede a formação de glóbulos brancos e plaquetas sanguíneas, e produz inflamação na mucosa da boca.

7. Substância activa - Penicilamina;
Peculiaridades: Sol a evitar;
Efeitos secundários : Impede a formação de globulos brancos e vermelhos, bem como plaquetas sanguíneas e provoca perturbações renais.

8. Substância activa - Sulfasalazina;
Peculiaridades: Possível na gravidez;
Efeitos secundários: Perturbações na produção de sangue, vómitos, dores de cabeça, diminuição na produção de espermatozóides.

9. Substância activa - Infliximabe;
Peculiaridades: Infecções (inclusive a tuberculose) excluídas; impedimento de vacinas vivas; restrições à protecção à procriação com medicamentos;
Efeitos secundários : Baixa da tensão arterial, calafrios, febre, prurido, dores no peito, falta de ar durante o infuso, dor de cabeça, vómitos, dor de barriga, aumento do risco de infecção, formação de anticorpos contra o Infliximabe

10. Substância activa - Etanercet (enbrel);
Peculiaridades: Infecções (inclusive a tuberculose) excluídas; impedimento de vacinas vivas; restrições à protecção à procriação com medicamentos;
Efeitos secundários: Reacções cutâneas no sítio da injecção, urticária, erupções, aumento de risco infeccioso.

5. http://www.netdoktor.de/krankheiten/fakta/rheuma_behandlung_medikamente.htm

Artrite Reumatóe - Medicamentos

Melanie Iris Zimmermann,farmacêutica
e
Drª. Katharina Larisch, médica

Artrite Reumtóide


Ler a seguir ...

· Descrição
· Causas
· Sintomas
· Estádios
· Diagnóstico
· Terapia geral
· Medicamentos
· Psicoterapia
· Operação & actinoterapia
· Grupos sanguíneos
· Prognóstico

Terapêutica de base

Medicamentos atenuadores anti-reumático) – São Medicamentos que, o mais prematuramente possível, devem ser postos em prática. Actuam na inflamação e, assim, podem retardar o desenvolvimento da doença e consequentemente a destruição das articulações. A eficácia da terapêutica de base só começa a fazer efeito após algumas semanas ou mesmo meses, mantendo-se então o seu efeito por um longo período de tempo.
• A actuação do medicamento singular é comparável. É frequente ministrar a seguir o imunosupressor metotrexato (MTX). Ajuda em cerca de 60% dos pacientes.

No caso de o MTX não dar resultado, existem outros medicamentos disponíveis, entre eles o: ciclosporina, leflunomida azatioprina, auranofina. (sais de oiro) e auroteomalato de sódio; os antigos medicamentos para a malária (cloroquina, hidrocloroquina, penicilamina e sulfasalazina)

No caso da doença persistir com a continuação da aplicação do MTX, terá de se combinar este medicamento com um segundo medicamento-base, como por exemplo o Ciclosporin ou a sulfasalazina. Em muitos casos aplicar-se-á também o MTX associado a um novo grupo medicamentoso, a terapêutica biológica.
Estas substâncias vão bloquear aqueles neurotransmisores e por consequência a reacção inflamatória (citoquina) que desenvolvem.
A substância activa infliximaba, etanercepte (Enbrel) e adalimumab reforçam o factor necrose tumoral (TNF-alfa); a substância anaquinra inibe a acção do interleuquina; o rituximaba não é desinflamatório mas uma espécie de glóbulos brancos, os linfócitos B-

No caso de haver melhoras passado algum tempo, deve procura-se reduzir a dose medicamentosa e aplicar apenas com uma terapêutica base

No decorrer de doenças difíceis deve a artrite reumatóide ser tratada dês de início com duas terapêuticas base ou com um medicamento base e produtos biológicos

A par do medicamento base devem também ser administrados cortisona e anti-inflamatórios não esteróides (NSAID). e ser determinado o tempo de combinar o medicamento base ou substituir a terapia base.

Por via de regra existe uma melhoria da artrite reumatóide nas mulheres após um parto.
Dentre os medicamentos base devem, durante o pós-parto ser apenas o ciclosporina, azatioprina a Sulfasalazina. Alguns outros medicamentos tais como o metotrexato e a leflunomida. Antecipadamente a uma gravidez acordada devem suspender-se alguns mediamentos, tais como estes dois últimos, afim de não por a criança em risco.

Os efeitos secundários mais frequentes da terapêutica base são as alterações das tabelas sanguíneas, perturbações dos rins e do fígado, dores estomaco-intestinais, cefaleias e cansaço e também erupções cutâneas. A maior parte destes efeitos indesejáveis conduzem à suspensão da medicação em curso; São aras as degradações subsequentes. Muitos doentes sofrem muitíssimo de efeitos secundários, outros não apresentam queixas.

Para esse fim, o médico pode descobrir atempadamente os efeitos secundários e proceder consequentemente a exames de controle, na maioria das vezes análises ao sangue. Quando um medicamento não é suportado pelo doente, deve substituir-se, já que por vezes os efeitos secundários são deveras ameaçadores. Mas é preferível continuar o tratamento do que deixar a doença progredir.

Conduta durante uma crise

Quando sobrevém uma crise, redobram as dores necessitando por isso o paciente de rápida ajuda. A cortisona é o mais eficaz. A grande maioria dos pacientes, no começo de uma crise, conseguem aliviar as dores

Antiflogística não asteróide

Os (NSAID) actuam igualmente nas dores agudas. Em tratamento prolongado podem aparecer úlceras no estômago e intestinos.
Os doentes com risco para tais disfunções da mucosidade da pele podem valer-se da simultânea acção de um novo grupo de bloqueadores do ácido estomacal inibidor da bomba protónica, o COX- 2, mais recente grupo sintético da NSAID e mais bem tolerado pelo estômago

Medicamentos Suplementares

Muitas plantas medicinais têm propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Substitutos dos medicamentos base, não o são todavia. Muito melhores resultados se obtêm com a cortisona, NSAID
(medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides), ou analgésicos. Por essa razão, as substâncias activas das plantas são decerto por via de regra uma tentativa válida.
Cuidado com os medicamentos milagrosos que supostamente tratam o reumatismo sem quaisquer efeitos secundários, anunciados na Internet ou nos jornais como suplementos alimentares. Curas milagrosas da artrite reumatóide, infelizmente, não existem.

6. http://www.netdoktor.de/Krankheiten/Rheuma/Therapie/Rheumatoide-Arthritis-Operatio-3365.html

Artrite Reumtóide – Operação e Radioterapia

Acupunctura

Complementarmente à fisioterapia e medicamentos. Investidas medicamentosas às articulações, podem aliviar as dores e reparar a sua função. Os líquidos que se agregam na articulação (acúmulos de líquido), desaparece com a acupunctura. Assim, obtém se uma tensão que actua a curto prazo. A injúria pode ser parada a longo prazo pela alteração dos fluidos.

Radioterapia

Novo e, consequentemente pouco conhecido, é a radioterapia ortoso-sinovial. Uma radioterapia especial das articulações. Estas pequenas cargas ambulantes só são permitidas à medicina nuclear. Um fluido radioactivo é aspergido na cavidade articular

A carga é diminuta já que as radiações apenas têm alguns milímetros de amplitude. Só as experiências patenteiam os muitos pacientes recorrem ao tratamento.
O que se sabe do tratamento a longo prazo, é ainda muito pouco. Os médicos facultam esta radioterapia porque só após seis meses de terapia de base, quando inflamações singulares das articulações se agudizam e não é possível uma operação.

Operação

Quando as articlações, apeasar do tratamento, se deformam e cessam as suas funções, uma operação pode ajudar. Alivia as articulações e reduz a dor. No entanto só muito raramente a dor será eliminada. O operador especialista de aparelhos de mobilidade é um ortopedista que se especializou no ramo da reumatologia.


7. http://www.netdoktor.de/Krankheiten/Rheuma/Therapie/Rheumatoide-Arthritis-Physioth-3364.html

Artrite reumatóide – Fisioterapia

Formas diversas


Há muita formas diferentes de fisioterapia.
O médico escolhê-las-á personalizadamente para cada doente, já que, como por exemplo dores agudas devem ser tratadas diferentemente das crónicas.

Os objectivos do tratamento são:

- melhoria da mobilidade das articulações
- fortalecimento ou relaxamento dos músculos.
- evitar incorrecções de postura e
- suavizar a dor

Enquanto a ginástica correctora e a ergoterapia forem consideradas pelas associações médicas como parte mais importante do tratamento, a determinação da altura de tratamento para as outras terapias é dúbia. Não devem por isso serem, por via de regra, recomendadas.

Mecanoterapia

Ginástica para doentes: Compreende exercícios de motibilidade atenuadores da dor, que robustecem e relaxam os músculos e melhoram a motibilidade dos órgãos. A artrite reumatóide actua prematuramente principalmente na função articulatória dos dedos e na força das mãos. Exercícios de mobilidade especiais na caixa de areia, e trabalhos manuais de perícia para exercícios de mobilidade, podem conserva a motibilidade durante muito tempo.

Terapia desportiva:

Apoia o objectivo da ginástica correctora. De recomendar: nadar, andar, esquiar, correr e dançar.
Deve evitar desportos de alto risco em que se possa ferir, duração exagerada, e pesos unilaterais.

Terapia manual:

Socos específicos relaxam bloqueios agudos das articulações e restabelecem o movimento. Portanto, muita atenção: este procedimento pode apenas ser conduzido por médicos especializados ou fisioterapeutas

Massagem:

A massagem clássica alivia a tensão muscular.

Termoterapia:

O calor estimula o metabolismo, impulsiona a circulação sanguínea, relaxa a musculatura e actua sobre a função orgânica, proporcionando alívio, principalmente às inflamações crónicas. O calor é proporcionado, por exemplo por banhos, emplastros de areia, ar quente, luz vermelha, ultra-sons ou choques eléctricos. Em acessos reumáticos agudos não se deve aplicar o calor já que pode dar origem a inflamações.

Terapia a frio

A terapia a frio é proporcionada através de emplastros de gelo, câmaras frias ou corrente eléctrica. A aplicação directa do frio actua em tempo reduzido sobre a camada superior da pele provocando o bloqueio da dor. Profundamente, trava inflamações moderando-as.
A fisioterapia aplica frio e crioterapia em todo o corpo. (câmaras de frio com temperaturas até aos 130 graus negativos). Doenças do sistema circulatório impedem a aplicação de frio a todo o corpo.

Electroterapia

Corrente contínua e corrente alterna, actuam diferentemente em diferentes frequências. A terapia de baixa frequência tem propriedades analgésicas e estimulantes da circulação sanguínea. A terapia de média frequência fortalece os músculos. A de alta-frequência é uma terapia de aquecimento profundo. Os doentes com pacemaker ou implantes metálicos (como uma prótese articulatória) devem evitar o uuso da corrente ou limitá-lo.

Terapia do banho (terapia balnear)

A terapia balnear utiliza a combinação de diferente fisioterapias. Banhos quentes ou frios, por diferentes líquidos (como banhos água salgada ou sulfurosos) são combinados com actuação mecânica (flutuabilidade) ou corrente eléctrica (banho hidroeléctrico de imersão). Uma terapia do banho ministrada em quadros diversos de uma complexa terapia do banho: ginástica para doentes, regimes alimentares, instrução para a saúde e, em caso de necessidade, psicoterapia

Ergoterapia e reabilitação

No decorrer de doenças graves, o doente tem de adaptar o seu modo de vida à doença. No quadro da ergoterapia e reabilitação devem treinar-se as actividades do dia-a-dia (na família, no emprego e nos tempos livres).
Independência de manutenção (ergoterapia) ou restabelecimento (reabilitação).